História

A empresa Aluizio A. M. d’Ávila Engenharia de Projetos Ltda., em atividade desde 1959, é uma das mais conceituadas do Brasil. Com um portfólio invejável de projetos, trabalhou com os maiores arquitetos, incorporadoras e construtoras do país.

Graças à construção de Brasília, ao plano de ação do Governador Carvalho Pinto em São Paulo e à rápida ascensão dos jovens arquitetos e engenheiros, contemporâneos, o escritório teve um grande impulso desde seu nascimento.

Anos depois, com o grande desenvolvimento ocorrido após 1964, com o surgimento do B.N.H., Banco Nacional da Habitação, de inúmeras obras governamentais, como rodovias, de telefonia e de saneamento, houve oportunidade de elaboração de uma variedade de projetos tais como, pontes, viadutos, torres, estações de tratamento de efluentes, onde o escritório teve ativa participação.

Ao mesmo tempo, houve rápida expansão industrial e de mineração, quando foi elaborado um número significativo de projetos para indústrias pesadas, como, de papel e celulose, cimento, automobilística, extração e beneficiamento de minérios, rede de silos para armazenamento de grãos e etc.

Muitos desses projetos exigiam estudos de impacto, influência térmica, vibração, esforços dinâmicos que não são comuns em estruturas convencionais.

Em 1972, o Engenheiro Rudiger Mader, formado pela Faculdade Estadual de Engenharia “Staatsbauschule Stuttgart”, após trabalhar na Alemanha, veio fazer parte da equipe de engenheiros do escritório, trazendo consigo um grande acervo de conhecimento e, em 1987, tornou-se sócio do escritório.

Após seu falecimento, em 2002, seu filho Dirk Mader, formado em Engenharia pela Universidade Mackenzie-SP e pós-graduado em Gestão Estratégica de Projetos pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, assumiu seu lugar na sociedade.

Foram desenvolvidos projetos nacionais e internacionais. No Brasil, temos projetos em quase todos os Estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. No exterior, existem projetos na Nigéria, Costa do Marfim, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

O escritório sempre esteve atento às transformações do mercado, como por exemplo, a mudança operada quando o B.N.H. passou a financiar a construção de edifícios de apartamentos. Nesse momento, as obras eram custeadas pelos compradores pelo sistema de preço de custo, com prestações baixas, o que não fazia com que a velocidade das obras fosse predominante, passaram a ter recursos do B.N.H em valores muito superiores às do sistema anterior. Houve, então, necessidade de se projetar estruturas com menos colunas e vigas, para permitir maior rapidez na sua execução, mesmo havendo um pequeno aumento do volume de concreto.

Mais tarde, com os edifícios de escritórios com grandes espaços livres, onde de preferência deveriam haver colunas nas fachadas e no núcleo, surgiu a ideia de utilização de estruturas com concreto protendido.

Atualmente, o grande desafio é o emprego cada vez maior de estruturas pré-moldadas, o que é uma tendência mundial.

Desenvolvemos um sistema estrutural que possibilita a solidarização perfeita entre as peças e cria um conjunto hiperestático, com consequente redução de altura das vigas, das flechas e sobretudo, menor consumo de materiais, com grande vantagem sobre os pré-moldados convencionais que são isostáticos.

A execução deste sistema é bastante ágil, ao permitir a fabricação das peças ao mesmo tempo em que é feito o movimento de terra, a cravação de estacas, a contenção e a execução das fundações. Além disso, ele gera economia,
pois, com a montagem dos pilares da fundação, abre-se uma enorme frente para a montagem das vigas e lajes, com dispensa de formas e cimbramento, itens mais caros de uma estrutura.

A originalidade deste sistema estrutural, garantiu-nos o registro de direito autoral reservado pelo CONFEA, nº 826 de 1.994.

O escritório sempre teve como objetivo, o melhor atendimento ao cliente, procurando as soluções mais econômicas, de maior facilidade de execução, dentro dos conceitos técnicos mais avançados, e a elaboração de desenhos de formas e armações com riqueza de detalhes que, permitam a boa compreensão dos mesmos.

No caso das obras do mercado imobiliário, temos sempre interesse em que o incorporador tenha o melhor resultado econômico no seu empreendimento, e o construtor, a maior facilidade de execução. Outra preocupação constante, é auxiliar o arquiteto na preservação da sua criação artística.

Enfim, consultando permanentemente publicações técnicas do país e do exterior, pesquisando novos materiais e processos construtivos, visitando obras, conversando com todos seus executores, aprendemos como fazer projetos que, melhor atendam nossos clientes, mantendo a filosofia implantada pelos engenheiros Aluizio d’Ávila e Rudiger Mader, de sempre procurar a melhor solução.

Em 56 anos de atuação, a Aluizio D’Ávila trabalhou com os maiores escritórios de arquitetura, construtoras e incorporadoras do país, atendendo clientes nacionais e internacionais. Em seu portfólio, soma mais de 5 milhões de m³ projetados em concreto estrutural, 4 mil edifícios comerciais e residenciais, centenas de edifícios públicos, industriais e armazéns, dezenas de shoppings centers em todo o país, além de projetos de infra-estrutura, hospitais e escolas.

O escritório busca aperfeiçoamento contínuo de sua metodologia, utiliza os principais softwares do mercado e, com sua equipe, realiza análises conjuntas e minuciosas para cada projeto. A partir da demanda do mercado, cria soluções inovadoras e otimizadas. Foi assim que desenvolveu, por exemplo, o sistema pré-moldado parcial prévio, solidarizado posteriormente, utilizado em obras de Shopping Centers. Além disso, foi o primeiro a projetar edifícios utilizando o sistema protendido em larga escala.